sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sudoku...."o grande desafio"!!!!

Sudoku, por vezes escrito Su Doku, (em japonês: 数独, sūdoku) é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números. O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais, que são números inseridos em algumas células, de maneira a permitir uma indução ou dedução dos números em células que estejam vazias. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo. Os problemas são normalmente classificados em relação à sua realização.
Um cientista finlandês afirma ter criado o sudoku mais difícil de resolver do planeta. Sudoku é um quebra-cabeça numérico muito popular como passatempo.
O matemático Arto Inkala levou três meses para chegar a esse sudoko, a partir de um programa de computador que ele desenvolveu.
E será que leva o mesmo tempo para resolver? Nem tanto, mas o desafio é alto (se você não “roubar”, claro).
Inkala disse ao Daily Mail que algumas pessoas podem tentar resolver adivinhando, e com três ou quatro acertos na sorte poderiam terminar em 15 minutos ou meia hora. “Mas normalmente vai levar dias para resolver por lógica”, disse.
O desafio foi encomendado pela Efamol, fabricante de suplementos de omega-3 para o cérebro. Inkala é um cientista ambiental com doutorado em ciência e matemática aplicada e trabalhou no quebra-cabeça em seu tempo livre.
Quer se arriscar? Aqui o Sudoku Mais Difícil do Mundo:

Um comentário:

  1. Perdão Profa. errei a nacionalidade do cientista, na minha apresentação do blog, ele nao é nem alemão nem inglês é FINLANDêssss, iso q dá o nervosismo!!!!!!!!hehehe

    ResponderExcluir